MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ
DIRETORIA DE GESTÃO DE CONTRATOS DE SERVIÇOS
OFÍCIO Nº 67/2024/DGC/UFJ
Processo nº 23854.002847/2023-88
Jataí, 01 de julho de 2024.
Senhor
Edmar Prado Anchieta da Silva
Solution Serviços de Conservação e Limpeza LTDA
Quadra QR 408 Conjunto 16 Lote 01
72318-318/Brasília/DF
Assunto: Parecer sobre Laudo Técnico de Insalubridade e Periculosidade - Diligência
Referência: Caso responda este Ofício, indicar expressamente o Processo nº 23854.002847/2023-88.
Senhor,
Após análise e parecer da Coordenação de Saúde e Segurança do Trabalho, solicitamos ajustes nos documentos apresentados pela empresa SOLUTION SERVIÇOS DE CONSERVAÇÃO E LIMPEZA EIRELI - EPP, pessoa jurídica de direito privado ,inscrita no CNPJ sob o n° 17.399.472/0001-61.
Destacamos:
1 - Considerando a nova planilha de custos apresentada e a nova organização das atividades acordada entre a equipe de contratos e a terceirizada, solicitamos que os laudos e programas considerem os seguintes Grupos Homogêneos de Exposição (GHE):
- Limpeza (Encarregado);
- Limpeza (Serviços Gerais);
- Limpeza (Serviços Gerais - Laboratórios e Banheiros)
- Limpeza (Área externa).
Observações:
- As atividades desenvolvidas pelo trabalhador que realiza a limpeza da área externa ainda não constam nos laudos e programas apresentados.
- Verificar os campos de assinatura dos documentos.
2 - Programa de Gerenciamento de Riscos
- Adequar os GHE conforme supracitado.
- Não consta a quantidade de trabalhadores nas planilhas.
- Não consta o nível de pressão sonora, quando é identificado o agente ruído.
- Indicar no plano de ação os treinamentos a serem realizados.
3- Laudo Técnico de Insalubridade e Periculosidade
- Adequar os GHE conforme supracitado.
Na antecipação de riscos:
- Foram identificados riscos provenientes de trabalhos em laboratórios de autópsia, anatomia e anatomo-histologia para o encarregado de limpeza, ainda acrescentando objetos provenientes de pacientes portadores de doenças infectocontagiosas. Solicitamos a verificação do texto e correção de acordo com as atividades realizadas. Tratam-se de serviços de limpeza em laboratórios de ensino e pesquisa em que há a possibilidade de exposição a agentes biológicos, mas não haveria o enquadramento para essa função.
- Foi identificada a exposição a álcalis cáusticos. Temos o entendimento que a norma regulamentadora diz respeito a insalubridade proveniente da fabricação e manuseio de álcalis cáusticos em seu estado bruto ou puro, sem diluição.
- Como se trata de Laudo de Insalubridade, talvez essa parte de antecipação possa ser suprimida.
No reconhecimento de riscos:
Setor “Geral: Encarregado de limpeza”
- Verificar o enquadramento de insalubridade para esse cargo.
- Verificar a descrição das atividades e adequar de acordo com as atividades realizadas. O texto faz referência a situações como: conservar áreas públicas, pintar guias, postes, viadutos e muretas.
Setor “Geral: Serviços Gerais”
- Verificar a descrição das atividades e adequar de acordo com as atividades realizadas. O texto faz referência a situações como: manutenção elétrica, mecânica, hidráulica, carpintaria, limpeza e tratamento de piscinas.
- Verificar a exposição identificada: objetos provenientes de pacientes portadores de doenças infectocontagiosas (página 16).
3 - Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho
- Não foi anexado ao processo.
- Anexar o laudo considerando as ponderações feitas para os demais documentos.
4 - Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional
- Não foi analisado. A UFJ não dispõe de médico do trabalho no quadro de servidores atual.
- Adequar os GHE conforme supracitado.
- Indicar o controle médico de acordo com o estabelecido na NR 7.
Solicitamos as devidas correções e o envio para nova submissão a Coordenação de Saúde e Segurança do Trabalho
Atenciosamente,
Documento assinado eletronicamente por FRANCINELLE CABRAL SILVA, Gestor de Contrato, em 01/07/2024, às 09:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufj.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0299682 e o código CRC C44227C6. |
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Referência: Processo nº 23854.002847/2023-88 | SEI nº 0299682 |