UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ
DIRETORIA DE COMPRAS E LICITAÇÕES
Ata de Registro de Preços SEI nº 69/2024
Processo nº 23854.006318/2023-53
PREGÃO ELETRÔNICO Nº 18/2024
INSTITUIÇÃO GERENCIADORA:
A UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ, instituição federal de ensino superior e pesquisa, constituída como autarquia educacional de regime especial e vinculada ao Ministério da Educação, criada pela Lei n.º 13.635 de 20.03.2018, com sede no endereço Rodovia BR 364, Km 192, Parque Industrial, Nº. 3800, CEP: 75801-615, UFJ/Câmpus Jatobá, Jataí/Goiás, neste ato representado pelo Reitor, Prof. Dr. Christiano Peres Coelho, brasileiro, portador do CPF: 985.527.246-34, residente e domiciliado nesta cidade, RESOLVE registrar os preços da empresa indicada e qualificada nesta ATA, de acordo com a classificação por ela alcançada e na quantidade cotada, atendendo as condições previstas no edital, sujeitando-se as partes às normas constantes na Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, no Decreto n.º 11.462, de 31 de março de 2023, e em conformidade com as disposições a seguir:
DO OBJETO
A presente Ata tem por objeto o registro de preços para a eventual aquisição de MATERIAL HOSPITALAR, LABORATORIAL E OUTROS, especificado(s) no(s) item(ns) 1 do Termo de Referência, anexo I do edital de Pregão Eletrônico nº 18/2024 , que é parte integrante desta Ata, assim como as propostas cujos preços tenham sido registrados, independentemente de transcrição.
DOS PREÇOS, ESPECIFICAÇÕES E QUANTITATIVOS
O preço registrado, as especificações do objeto, as quantidades mínimas e máximas de cada item, fornecedor(es) e as demais condições ofertadas na(s) proposta(s) são as que seguem:
51.885.451/0001-94 - LEADERSHIP PRODUTOS PARA SAUDE E PESQUISAS LTDA | ||||||
Item | Descrição | Unidade de Fornecimento | Quantidade | Critério de Valor (*) | Valor Unitário | Valor Global |
2 | Agulha, coleta sangue a vácuo, dimensão 25 x 7 mm, ou 22g x 1', uso estéril, descartável, embalagem individual | Unidade | 200 | R$ 0,54 | R$ 0,54 |
R$ 108,00 |
Marca: : CRAL Descrição Detalhada do Objeto Ofertado: Agulha, coleta sangue a vácuo, dimensão 25 x 7 mm, ou 22g x 1', uso estéril, descartável, embalagem individual |
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Item | Descrição | Unidade de Fornecimento | Quantidade | Critério de Valor (*) | Valor Unitário | Valor Global |
3 | Agulha, coleta sangue a vácuo, dimensão 25 x 8 mm, ou 21g x 1', uso estéril, descartável, embalagem individual | Unidade | 200 | R$ 0,50 | R$ 0,50 | R$ 100,00 |
Marca: CRAL Descrição Detalhada do Objeto Ofertado: Agulha, coleta sangue a vácuo, dimensão 25 x 8 mm, ou 21g x 1', uso estéril, descartável, embalagem individual |
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Item | Descrição | Unidade de Fornecimento | Quantidade | Critério de Valor (*) | Valor Unitário | Valor Global |
5 | Agulha, hipodérmica, material aço inoxidável, dimensão 40x12, ponta bisel trifacetado e afiado, lubrificado com silicone, canhão translucido na cor padrão, protetor plástico sem furo, estéril em oxido de etileno, descartável, reg. Ms/anvisa, embalagem individual empgc - caixa 100 unidades | Caixa c/ 100 unidades | 5 | R$ 15,47 | R$ 7,05 | R$ 35,25 |
Marca: INJEX Descrição Detalhada do Objeto Ofertado: Agulha, hipodérmica, material aço inoxidável, dimensão 40x12, ponta bisel trifacetado e afiado, lubrificado com silicone, canhão translucido na cor padrão, protetor plástico sem furo, estéril em oxido de etileno, descartável, reg. Ms/anvisa, embalagem individual empgc - caixa 100 unidades |
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Item | Descrição | Unidade de Fornecimento | Quantidade | Critério de Valor (*) | Valor Unitário | Valor Global |
7 | Agulha, hipodérmica, tamanho 25 x 7, material corpo em aço inox siliconizado, ponta bisel curto trifacetado, conexão conector em plástico luer, protetor plástico, uso estéril, descartável, embalagem individual - caixa 100 unidades | Caixa c/ 100 unidades | 4 | R$ 42,86 | R$ 6,69 | R$ 26,76 |
Marca: INJEX Descrição Detalhada do Objeto Ofertado: Agulha, hipodérmica, tamanho 25 x 7, material corpo em aço inox siliconizado, ponta bisel curto trifacetado, conexão conector em plástico luer, protetor plástico, uso estéril, descartável, embalagem individual - caixa 100 unidades |
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Item | Descrição | Unidade de Fornecimento | Quantidade | Critério de Valor (*) | Valor Unitário | Valor Global |
8 | Agulha, hipodérmica, tamanho 25 x 7, material corpo em aço inox siliconizado, ponta bisel curto trifacetado, conexão conector em plástico luer, protetor plástico, uso estéril, descartável, embalagem individual - caixa 100 unidades | Caixa c/ 100 unidades | 4 | R$ 43,36 | R$ 6,65 | R$ 26,60 |
Marca: INJEX Descrição Detalhada do Objeto Ofertado: Agulha, hipodérmica, tamanho 25 x 7, material corpo em aço inox siliconizado, ponta bisel curto trifacetado, conexão conector em plástico luer, protetor plástico, uso estéril, descartável, embalagem individual - caixa 100 unidades |
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Item | Descrição | Unidade de Fornecimento | Quantidade | Critério de Valor (*) | Valor Unitário | Valor Global |
15 | Atadura, gessada, material tela tipo giro inglês, 100% algodão, largura 15 x comprimento 300 cm, impregnada com gesso coloidal, secagem ultra rápida | Rolo c/ 3metros | 36 | R$ 77,66 | R$ 10,00 | R$ 360,00 |
Marca: POLAR Descrição Detalhada do Objeto Ofertado: Atadura, gessada, material tela tipo giro inglês, 100% algodão, largura 15 x comprimento 300 cm, impregnada com gesso coloidal, secagem ultra rápida |
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Item | Descrição | Unidade de Fornecimento | Quantidade | Critério de Valor (*) | Valor Unitário | Valor Global |
36 | Caixa, laboratório, material policarbonato, capacidade 100 microtubos, volume para tubos até 2ml, com tampa destacável, identificação alfa-numérica | Unidade | 2 | R$ 44,06 | R$ 15,00 | R$ 30,00 |
Marca: CRAL Descrição Detalhada do Objeto Ofertado: Caixa, laboratório, material policarbonato, capacidade 100 microtubos, volume para tubos até 2ml, com tampa destacável, identificação alfa-numérica |
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Item | Descrição | Unidade de Fornecimento | Quantidade | Critério de Valor (*) | Valor Unitário | Valor Global |
48 |
Coletor, materiais perfurocortantes, capacidade 7 litros de material cortante, caixa externa e bandeja interna confeccionados em papelão ondulado, cinta lateral interna e fundo de papelão rígido, saco para revestimento interno em polietileno de alta densidade. Não estéril. Tampa de segurança protegendo o contato da mão com a parede interna e como conteúdo do coletor, bocal adaptável que facilita dispensa de vários tamanhos de objetos com apenas uma das mãos. Fechamento prático dispensando o uso de materiais complementares, alça dupla externa para transporte resistente a umidade, com instruções deuso e montagem, embalagem contendo externamente dados de identificação, numero do lote,registro no ministério da saúde e de acordo com as normas: abnt nbr 13853 de 05 /1997, rdc306, conama 358 e demais normas relacionadas |
Unidade |
2 | R$ 12,00 | R$ 11,00 | R$ 22,00 |
Marca: DESCARBOX |
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Item | Descrição | Unidade de Fornecimento | Quantidade | Critério de Valor (*) | Valor Unitário | Valor Global |
49 | Coletor, material, pérfuro-cortante, material papelão, capacidade 13l, alças rígidas e tampa, revestimento interno em polietileno alta densidade, descartável | Unidade | 12 | R$ 20,14 | R$ 11,00 | R$ 132,00 |
Marca: DESCARBOX Descrição Detalhada do Objeto Ofertado: Coletor, material, pérfuro-cortante, material papelão, capacidade 13l, alças rígidas e tampa, revestimento interno em polietileno alta densidade, descartável |
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Item | Descrição | Unidade de Fornecimento | Quantidade | Critério de Valor (*) | Valor Unitário | Valor Global |
51 | Compressa, gaze, material tecido 100% algodão, 13 fios/cmZ, cor branca, isenta de impurezas, 8 camadas, largura 7,50 x comprimento 7,50 cm, 5 dobras, não estéril, descartável - pacote 500 unidades | Pacote c/ 500 unidades | 10 | R$ 40,18 | R$ 23,25 | R$ 232,50 |
Marca: ANDREONI Descrição Detalhada do Objeto Ofertado: Compressa, gaze, material tecido 100% algodão, 13 fios/cmZ, cor branca, isenta de impurezas, 8 camadas, largura 7,50 x comprimento 7,50 cm, 5 dobras, não estéril, descartável - pacote 500 unidades |
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Item | Descrição | Unidade de Fornecimento | Quantidade | Critério de Valor (*) | Valor Unitário | Valor Global |
58 | Corante, conjunto corante hematológico panótico rápido, aspecto físico líquido, frascos separados contendo: composição 0,1 de ciclohexadienos/ 0,1 de azobenzosulfônico s e0,1 de fenotiazinas | Conjunto | 2 | R$ 86,85 | R$ 41,00 | R$ 82,00 |
Marca: NEWPROV Descrição Detalhada do Objeto Ofertado: Corante, conjunto corante hematológico panótico rápido, aspecto físico líquido, frascos separados contendo: composição 0,1 de ciclohexadienos/ 0,1 de azobenzosulfônico s e0,1 de fenotiazinas |
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Item | Descrição | Unidade de Fornecimento | Quantidade | Critério de Valor (*) | Valor Unitário | Valor Global |
68 | Equipo, infusão sanguínea, aplicação hemotransfusão, material pvc cristal, ponta perfurante, câmara dupla flexível, filtro interno de 170m, gotejador gota padrão, pinça regulador de fluxo, conector luer macho com tampa, esterilidade estéril, descartável | Unidade | 80 | R$ 23,15 | R$ 10,00 | R$ 800,00 |
Marca: LAMEDID Descrição Detalhada do Objeto Ofertado: Equipo, infusão sanguínea, aplicação hemotransfusão, material pvc cristal, ponta perfurante, câmara dupla flexível, filtro interno de 170m, gotejador gota padrão, pinça regulador de fluxo, conector luer macho com tampa, esterilidade estéril, descartável |
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Item | Descrição | Unidade de Fornecimento | Quantidade | Critério de Valor (*) | Valor Unitário | Valor Global |
75 | Escova, laboratório, formato cilíndrica, material cabo arame e cerda crina de cavalo, diâmetro 2cm x comprimento 25cm, ponta pincel - pacote 5 unidades | Unidade | 5 | R$ 522,53 | R$ 29,90 | R$ 149,50 |
Marca: WB Descrição Detalhada do Objeto Ofertado: Escova, laboratório, formato cilíndrica, material cabo arame e cerda crina de cavalo, diâmetro 2cm x comprimento 25cm, ponta pincel - pacote 5 unidades |
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Item | Descrição | Unidade de Fornecimento | Quantidade | Critério de Valor (*) | Valor Unitário | Valor Global |
120 | Micropipeta, monocanal, mecânica, ajuste volume regulável, capacidade aspiração 2,0 a 20ul, ejetor de ponteira, suporte | Unidade | 3 | R$ 1.513,45 | R$ 75,00 | R$ 225,00 |
Marca: PEGUEPET Descrição Detalhada do Objeto Ofertado: Micropipeta, monocanal, mecânica, ajuste volume regulável, capacidade aspiração 2,0 a 20ul, ejetor de ponteira, suporte |
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Item | Descrição | Unidade de Fornecimento | Quantidade | Critério de Valor (*) | Valor Unitário | Valor Global |
143 | Placa, petri, material vidro, formato redonda, fundo plano, dimensões diâmetro 150mm x altura 20mm x espessura da parede 1,2mm | Unidade | 20 | R$ 36,21 | R$ 5,00 | R$ 100,00 |
Marca: CRAL Descrição Detalhada do Objeto Ofertado: Placa, petri, material vidro, formato redonda, fundo plano, dimensões diâmetro 150mm x altura 20mm x espessura da parede 1,2mm |
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Item | Descrição | Unidade de Fornecimento | Quantidade | Critério de Valor (*) | Valor Unitário | Valor Global |
145 | Placa, petri, material vidro, formato redonda, fundo plano, dimensões diâmetro 80mm x altura 15mm x espessura da parede simples 1,2mm | Unidade | 25 | R$ 11,47 | R$ 1,00 | R$ 25,00 |
Marca: CRAL Descrição Detalhada do Objeto Ofertado: Placa, petri, material vidro, formato redonda, fundo plano, dimensões diâmetro 80mm x altura 15mm x espessura da parede simples 1,2mm |
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Item | Descrição | Unidade de Fornecimento | Quantidade | Critério de Valor (*) | Valor Unitário | Valor Global |
159 | Reanimador, material silicone, neonatal, com válvula acrílica siliconizada, reservatório o2, máscaras transparentes silicone | Unidade | 1 | R$ 174,15 | R$ 140,00 | R$ 140,00 |
Marca: FOYOMED Descrição Detalhada do Objeto Ofertado: Reanimador, material silicone, neonatal, com válvula acrílica siliconizada, reservatório o2, máscaras transparentes silicone |
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Item | Descrição | Unidade de Fornecimento | Quantidade | Critério de Valor (*) | Valor Unitário | Valor Global |
168 | Seringa, material polipropileno, capacidade 60ml, bico central luer lock ou slip, sem agulha, vedação êmbolo de borracha, graduada, numerada, esterilidade estéril, descartável, apresentação embalagem individual | Unidade | 100 | R$ 9,03 | R$ 1,65 | R$ 165,00 |
Marca: DESCARPACK Descrição Detalhada do Objeto Ofertado: Seringa, material polipropileno, capacidade 60ml, bico central luer lock ou slip, sem agulha, vedação êmbolo de borracha, graduada, numerada, esterilidade estéril, descartável, apresentação embalagem individual |
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Item | Descrição | Unidade de Fornecimento | Quantidade | Critério de Valor (*) | Valor Unitário | Valor Global |
179 | Tesoura, material aço inoxidável escovado, comprimento 17cm, ponta reta romba, tipo mayo stille | Unidade | 10 | R$ 88,14 | R$ 35,00 | R$ 350,00 |
Marca: STARK Descrição Detalhada do Objeto Ofertado: Tesoura, material aço inoxidável escovado, comprimento 17cm, ponta reta romba, tipo mayo stille |
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Item | Descrição | Unidade de Fornecimento | Quantidade | Critério de Valor (*) | Valor Unitário | Valor Global |
180 | Tesoura, material aço inoxidável, comprimento 17cm, ponta reta fina | Unidade | 3 | R$ 28,01 | R$ 28,00 | R$ 84,00 |
Marca: STARK Descrição Detalhada do Objeto Ofertado: Tesoura, material aço inoxidável, comprimento 17cm, ponta reta fina |
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Item | Descrição | Unidade de Fornecimento | Quantidade | Critério de Valor (*) | Valor Unitário | Valor Global |
194 | Tubo, material plástico, volume 4,5ml, com citrato de sódio 3,2%, uso coleta de sangue avácuo, esterilidade estéril, descartável - pacote 50 unidades | Unidade | 300 | R$ 1,81 | R$ 1,81 | R$ 543,00 |
Marca: CRAL Descrição Detalhada do Objeto Ofertado: Tubo, material plástico, volume 4,5ml, com citrato de sódio 3,2%, uso coleta de sangue avácuo, esterilidade estéril, descartável - pacote 50 unidades |
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Total do Fornecedor: |
R$ 3.736,61 |
A listagem do cadastro de reserva referente ao presente registro de preços consta como anexo a esta Ata.
ÓRGÃO(S) GERENCIADOR E PARTICIPANTE(S)
O órgão gerenciador será a Universidade Federal de Jataí
Além do gerenciador, não há órgãos e entidades públicas participantes do registro de preços.
DA ADESÃO À ATA DE REGISTRO DE PREÇOS
Durante a vigência da ata, os órgãos e as entidades da Administração Pública federal, estadual, distrital e municipal que não participaram do procedimento de IRP poderão aderir à ata de registro de preços na condição de não participantes, observados os seguintes requisitos:
apresentação de justificativa da vantagem da adesão, inclusive em situações de provável desabastecimento ou descontinuidade de serviço público;
demonstração de que os valores registrados estão compatíveis com os valores praticados pelo mercado na forma do art. 23 da Lei nº 14.133, de 2021; e
consulta e aceitação prévias do órgão ou da entidade gerenciadora e do fornecedor.
A autorização do órgão ou entidade gerenciadora apenas será realizada após a aceitação da adesão pelo fornecedor.
O órgão ou entidade gerenciadora poderá rejeitar adesões caso elas possam acarretar prejuízo à execução de seus próprios contratos ou à sua capacidade de gerenciamento.
Após a autorização do órgão ou da entidade gerenciadora, o órgão ou entidade não participante deverá efetivar a aquisição ou a contratação solicitada em até noventa dias, observado o prazo de vigência da ata.
O prazo de que trata o subitem anterior, relativo à efetivação da contratação, poderá ser prorrogado excepcionalmente, mediante solicitação do órgão ou da entidade não participante aceita pelo órgão ou pela entidade gerenciadora, desde que respeitado o limite temporal de vigência da ata de registro de preços.
O órgão ou a entidade poderá aderir a item da ata de registro de preços da qual seja integrante, na qualidade de não participante, para aqueles itens para os quais não tenha quantitativo registrado, observados os requisitos do item 4.1.
Dos limites para as adesões
As aquisições ou contratações adicionais não poderão exceder, por órgão ou entidade, a cinquenta por cento dos quantitativos dos itens do instrumento convocatório registrados na ata de registro de preços para o gerenciador e para os participantes.
O quantitativo decorrente das adesões não poderá exceder, na totalidade, ao dobro do quantitativo de cada item registrado na ata de registro de preços para o gerenciador e os participantes, independentemente do número de órgãos ou entidades não participantes que aderirem à ata de registro de preços.
A adesão à ata de registro de preços por órgãos e entidades da Administração Pública estadual, distrital e municipal poderá ser exigida para fins de transferências voluntárias, não ficando sujeita ao limite de que trata o item 4.7, desde que seja destinada à execução descentralizada de programa ou projeto federal e comprovada a compatibilidade dos preços registrados com os valores praticados no mercado na forma do art. 23 da Lei nº 14.133, de 2021.
Vedação a acréscimo de quantitativos
É vedado efetuar acréscimos nos quantitativos fixados na ata de registro de preços.
VALIDADE, FORMALIZAÇÃO DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS E CADASTRO RESERVA
A validade da Ata de Registro de Preços será de 1 (um) ano, contado a partir do primeiro dia útil subsequente à data de divulgação no PNCP, podendo ser prorrogada por igual período, mediante a anuência do fornecedor, desde que comprovado o preço vantajoso.
O contrato decorrente da ata de registro de preços terá sua vigência estabelecida no próprio instrumento contratual e observará no momento da contratação e a cada exercício financeiro a disponibilidade de créditos orçamentários, bem como a previsão no plano plurianual, quando ultrapassar 1 (um) exercício financeiro.
Na formalização do contrato ou do instrumento substituto deverá haver a indicação da disponibilidade dos créditos orçamentários respectivos.
A contratação com os fornecedores registrados na ata será formalizada pelo órgão ou pela entidade interessada por intermédio de instrumento contratual, emissão de nota de empenho de despesa, autorização de compra ou outro instrumento hábil, conforme o art. 95 da Lei nº 14.133, de 2021.
O instrumento contratual de que trata o item 5.2. deverá ser assinado no prazo de validade da ata de registro de preços.
Os contratos decorrentes do sistema de registro de preços poderão ser alterados, observado o art. 124 da Lei nº 14.133, de 2021.
Após a homologação da licitação ou da contratação direta, deverão ser observadas as seguintes condições para formalização da ata de registro de preços:
Serão registrados na ata os preços e os quantitativos do adjudicatário, devendo ser observada a possibilidade de o licitante oferecer ou não proposta em quantitativo inferior ao máximo previsto no edital ou no aviso de contratação direta e se obrigar nos limites dela;
Será incluído na ata, na forma de anexo, o registro dos licitantes ou dos fornecedores que:
Aceitarem cotar os bens, as obras ou os serviços com preços iguais aos do adjudicatário, observada a classificação da licitação; e
Mantiverem sua proposta original.
Será respeitada, nas contratações, a ordem de classificação dos licitantes ou dos fornecedores registrados na ata.
Para fins da ordem de classificação, os licitantes ou fornecedores que aceitarem reduzir suas propostas para o preço do adjudicatário antecederão aqueles que mantiverem sua proposta original.
A habilitação dos licitantes que comporão o cadastro de reserva somente será efetuada quando houver necessidade de contratação dos licitantes remanescentes, nas seguintes hipóteses:
Quando o licitante vencedor não assinar a ata de registro de preços, no prazo e nas condições estabelecidos no edital ou no aviso de contratação direta; e
Quando houver o cancelamento do registro do licitante ou do registro de preços nas hipóteses previstas no item 9.
O preço registrado com indicação dos licitantes e fornecedores será divulgado no PNCP e ficará disponibilizado durante a vigência da ata de registro de preços.
Após a homologação da licitação ou da contratação direta, o licitante mais bem classificado ou o fornecedor, no caso da contratação direta, será convocado para assinar a ata de registro de preços, no prazo e nas condições estabelecidos no edital de licitação ou no aviso de contratação direta, sob pena de decair o direito, sem prejuízo das sanções previstas na Lei nº 14.133, de 2021.
O prazo de convocação poderá ser prorrogado 1 (uma) vez, por igual período, mediante solicitação do licitante ou fornecedor convocado, desde que apresentada dentro do prazo, devidamente justificada, e que a justificativa seja aceita pela Administração.
A ata de registro de preços será assinada por meio de assinatura digital e disponibilizada no Sistema de Registro de Preços.
Quando o convocado não assinar a ata de registro de preços no prazo e nas condições estabelecidos no edital ou no aviso de contratação, fica facultado à Administração convocar os licitantes remanescentes do cadastro de reserva, na ordem de classificação, para fazê-lo em igual prazo e nas condições propostas pelo primeiro classificado.
Na hipótese de nenhum dos licitantes aceitar a contratação nos termos do item anterior, a Administração, observados o valor estimado e sua eventual atualização nos termos do edital ou do aviso de contratação direta, poderá:
Convocar para negociação os demais licitantes ou fornecedores remanescentes cujos preços foram registrados sem redução, observada a ordem de classificação, com vistas à obtenção de preço melhor, mesmo que acima do preço do adjudicatário; ou
Adjudicar e firmar o contrato nas condições ofertadas pelos licitantes ou fornecedores remanescentes, atendida a ordem classificatória, quando frustrada a negociação de melhor condição.
A existência de preços registrados implicará compromisso de fornecimento nas condições estabelecidas, mas não obrigará a Administração a contratar, facultada a realização de licitação específica para a aquisição pretendida, desde que devidamente justificada.
ALTERAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO DOS PREÇOS REGISTRADOS
Os preços registrados poderão ser alterados ou atualizados em decorrência de eventual redução dos preços praticados no mercado ou de fato que eleve o custo dos bens, das obras ou dos serviços registrados, nas seguintes situações:
Em caso de força maior, caso fortuito ou fato do príncipe ou em decorrência de fatos imprevisíveis ou previsíveis de consequências incalculáveis, que inviabilizem a execução da ata tal como pactuada, nos termos da alínea “d” do inciso II do caput do art. 124 da Lei nº 14.133, de 2021;
Em caso de criação, alteração ou extinção de quaisquer tributos ou encargos legais ou a superveniência de disposições legais, com comprovada repercussão sobre os preços registrados;
Na hipótese de previsão no edital ou no aviso de contratação direta de cláusula de reajustamento ou repactuação sobre os preços registrados, nos termos da Lei nº 14.133, de 2021.
No caso do reajustamento, deverá ser respeitada a contagem da anualidade e o índice previstos para a contratação;
No caso da repactuação, poderá ser a pedido do interessado, conforme critérios definidos para a contratação.
NEGOCIAÇÃO DE PREÇOS REGISTRADOS
Na hipótese de o preço registrado tornar-se superior ao preço praticado no mercado por motivo superveniente, o órgão ou entidade gerenciadora convocará o fornecedor para negociar a redução do preço registrado.
Caso não aceite reduzir seu preço aos valores praticados pelo mercado, o fornecedor será liberado do compromisso assumido quanto ao item registrado, sem aplicação de penalidades administrativas.
Na hipótese prevista no item anterior, o gerenciador convocará os fornecedores do cadastro de reserva, na ordem de classificação, para verificar se aceitam reduzir seus preços aos valores de mercado e não convocará os licitantes ou fornecedores que tiveram seu registro cancelado.
Se não obtiver êxito nas negociações, o órgão ou entidade gerenciadora procederá ao cancelamento da ata de registro de preços, adotando as medidas cabíveis para obtenção de contratação mais vantajosa.
Na hipótese de redução do preço registrado, o gerenciador comunicará aos órgãos e às entidades que tiverem firmado contratos decorrentes da ata de registro de preços para que avaliem a conveniência e a oportunidade de diligenciarem negociação com vistas à alteração contratual, observado o disposto no art. 124 da Lei nº 14.133, de 2021.
Na hipótese de o preço de mercado tornar-se superior ao preço registrado e o fornecedor não poder cumprir as obrigações estabelecidas na ata, será facultado ao fornecedor requerer ao gerenciador a alteração do preço registrado, mediante comprovação de fato superveniente que supostamente o impossibilite de cumprir o compromisso.
Neste caso, o fornecedor encaminhará, juntamente com o pedido de alteração, a documentação comprobatória ou a planilha de custos que demonstre a inviabilidade do preço registrado em relação às condições inicialmente pactuadas.
Não hipótese de não comprovação da existência de fato superveniente que inviabilize o preço registrado, o pedido será indeferido pelo órgão ou entidade gerenciadora e o fornecedor deverá cumprir as obrigações estabelecidas na ata, sob pena de cancelamento do seu registro, nos termos do item 9.1, sem prejuízo das sanções previstas na Lei nº 14.133, de 2021, e na legislação aplicável.
Na hipótese de cancelamento do registro do fornecedor, nos termos do item anterior, o gerenciador convocará os fornecedores do cadastro de reserva, na ordem de classificação, para verificar se aceitam manter seus preços registrados, observado o disposto no item 5.7.
Se não obtiver êxito nas negociações, o órgão ou entidade gerenciadora procederá ao cancelamento da ata de registro de preços, nos termos do item 9.4, e adotará as medidas cabíveis para a obtenção da contratação mais vantajosa.
Na hipótese de comprovação da majoração do preço de mercado que inviabilize o preço registrado, conforme previsto no item 7.2, o órgão ou entidade gerenciadora atualizará o preço registrado, de acordo com a realidade dos valores praticados pelo mercado.
O órgão ou entidade gerenciadora comunicará aos órgãos e às entidades que tiverem firmado contratos decorrentes da ata de registro de preços sobre a efetiva alteração do preço registrado, para que avaliem a necessidade de alteração contratual, observado o disposto no art. 124 da Lei nº 14.133, de 2021.
REMANEJAMENTO DAS QUANTIDADES REGISTRADAS NA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS
As quantidades previstas para os itens com preços registrados nas atas de registro de preços poderão ser remanejadas pelo órgão ou entidade gerenciadora entre os órgãos ou as entidades participantes e não participantes do registro de preços.
O remanejamento somente poderá ser feito:
De órgão ou entidade participante para órgão ou entidade participante; ou
De órgão ou entidade participante para órgão ou entidade não participante.
O órgão ou entidade gerenciadora que tiver estimado as quantidades que pretende contratar será considerado participante para efeito do remanejamento.
Na hipótese de remanejamento de órgão ou entidade participante para órgão ou entidade não participante, serão observados os limites previstos no art. 32 do Decreto nº 11.462, de 2023.
Competirá ao órgão ou à entidade gerenciadora autorizar o remanejamento solicitado, com a redução do quantitativo inicialmente informado pelo órgão ou pela entidade participante, desde que haja prévia anuência do órgão ou da entidade que sofrer redução dos quantitativos informados.
Caso o remanejamento seja feito entre órgãos ou entidades dos Estados, do Distrito Federal ou de Municípios distintos, caberá ao fornecedor beneficiário da ata de registro de preços, observadas as condições nela estabelecidas, optar pela aceitação ou não do fornecimento decorrente do remanejamento dos itens.
Na hipótese da compra centralizada, não havendo indicação pelo órgão ou pela entidade gerenciadora, dos quantitativos dos participantes da compra centralizada, nos termos do item 8.3, a distribuição das quantidades para a execução descentralizada será por meio do remanejamento.
CANCELAMENTO DO REGISTRO DO LICITANTE VENCEDOR E DOS PREÇOS REGISTRADOS
O registro do fornecedor será cancelado pelo gerenciador, quando o fornecedor:
Descumprir as condições da ata de registro de preços, sem motivo justificado;
Não retirar a nota de empenho, ou instrumento equivalente, no prazo estabelecido pela Administração sem justificativa razoável;
Não aceitar manter seu preço registrado, na hipótese prevista no artigo 27, § 2º, do Decreto nº 11.462, de 2023; ou
Sofrer sanção prevista nos incisos III ou IV do caput do art. 156 da Lei nº 14.133, de 2021.
Na hipótese de aplicação de sanção prevista nos incisos III ou IV do caput do art. 156 da Lei nº 14.133, de 2021, caso a penalidade aplicada ao fornecedor não ultrapasse o prazo de vigência da ata de registro de preços, poderá o órgão ou a entidade gerenciadora poderá, mediante decisão fundamentada, decidir pela manutenção do registro de preços, vedadas contratações derivadas da ata enquanto perdurarem os efeitos da sanção.
O cancelamento de registros nas hipóteses previstas no item 9.1 será formalizado por despacho do órgão ou da entidade gerenciadora, garantidos os princípios do contraditório e da ampla defesa.
Na hipótese de cancelamento do registro do fornecedor, o órgão ou a entidade gerenciadora poderá convocar os licitantes que compõem o cadastro de reserva, observada a ordem de classificação.
O cancelamento dos preços registrados poderá ser realizado pelo gerenciador, em determinada ata de registro de preços, total ou parcialmente, nas seguintes hipóteses, desde que devidamente comprovadas e justificadas:
Por razão de interesse público;
A pedido do fornecedor, decorrente de caso fortuito ou força maior; ou
Se não houver êxito nas negociações, nas hipóteses em que o preço de mercado tornar-se superior ou inferior ao preço registrado, nos termos do artigos 26, § 3º e 27, § 4º, ambos do Decreto nº 11.462, de 2023.
DAS PENALIDADES
O descumprimento da Ata de Registro de Preços ensejará aplicação das penalidades estabelecidas no edital ou no aviso de contratação direta.
As sanções também se aplicam aos integrantes do cadastro de reserva no registro de preços que, convocados, não honrarem o compromisso assumido injustificadamente após terem assinado a ata.
É da competência do gerenciador a aplicação das penalidades decorrentes do descumprimento do pactuado nesta ata de registro de preço (art. 7º, inc. XIV, do Decreto nº 11.462, de 2023), exceto nas hipóteses em que o descumprimento disser respeito às contratações dos órgãos ou entidade participante, caso no qual caberá ao respectivo órgão participante a aplicação da penalidade (art. 8º, inc. IX, do Decreto nº 11.462, de 2023).
O órgão ou entidade participante deverá comunicar ao órgão gerenciador qualquer das ocorrências previstas no item 9.1, dada a necessidade de instauração de procedimento para cancelamento do registro do fornecedor.
Documento assinado eletronicamente por Marcus Vinicius Nery de Oliveira, Usuário Externo, em 25/11/2024, às 10:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por CHRISTIANO PERES COELHO, Reitor da Universidade Federal de Jataí/UFJ, em 05/12/2024, às 11:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufj.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0354808 e o código CRC 336F7484. |
Referência: Processo nº 23854.006318/2023-53 | SEI nº 0354808 |