UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ
SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA
Despacho
À DGC/PROAD
Senhor Gestor,
A empresa ROMA CONSTRUÇÕES E EDIFICAÇÕES LTDA., responsável pela obra de construção do Almoxarifado de Produtos Químicos, solicitou prorrogação de prazo para conclusão da obra em 90 (noventa) dias, conforme Documento (0174133). A CONTRATADA alega dificuldades em contratação de mão de obra para execução dos serviços, bem como atraso na entrega de materiais por parte de fornecedores.
No Quadro 01, pode-se verificar os marcos temporais da execução do contrato.
Quadro 01
ITEM |
DESCRIÇÃO |
DATA |
01 |
Data da Proposta |
16/11/2022 |
02 |
Assinatura do contrato |
27/01/2023 |
03 |
Publicação do contrato no DOU |
10/02/2023 |
04 |
Vigência Contratual |
10/02/2023 à 09/08/2023 |
05 |
Início efetivo da obra |
10/03/2023 |
Durante a fiscalização do contrato 19/2023, a CONTRATADA foi notificada por duas vezes acerca do atraso na execução da obra.
a) Ofício 29 (Notificação 02): 0135690
- Resposta da CONTRATADA: Não enviou resposta
b) Ofício 36 (Notificação 03): 0157562
- Resposta da CONTRATADA: Não enviou resposta
- A CONTRATADA, durante a execução do contrato, demonstrou resistência em cumprir cláusulas do contrato, como por exemplo preenchimento do Diário de obras, que nunca foi entregue à fiscalização.
- O eng. civil, responsável da contratada pela execução da obra, não se faz presente na obra.
- Pelos serviços que faltam ser executados, a CONTRATADA não possui capacidade de concluir a obra dentro da vigência contratual (09/08/2023).
- No relatório de Medição 02 (0171304), foi informado pela Fiscalização que a obra se encontrava atrasada em aproximadamente 95 (noventa e cinco) dias.
- No Despacho (0169098), enviado à gestão de contratos, pode-se verificar o estágio atual da obra, bem como as dificuldades enfrentadas pela Fiscalização com a CONTRATADA, principalmente referente à comunicação com os representantes da empresa ROMA.
Mediante o exposto, apresenta-se a seguir o Quadro 02 com o valor desembolsado até a presente data.
Quadro 02
MEDIÇÕES |
VALORES |
EXECUTADO (%) |
ACUM. EXEC (%) |
DATA |
0 |
R$ 0,00 |
0,00% |
0,00% |
10/03/2023 |
1 |
R$ 30.183,04 |
5,41% |
5,41% |
10/04/2023 |
2 |
R$ 58.010,19 |
10,40% |
15,81% |
07/07/2023 |
TOTAL PAGO |
R$ 88.193,23 |
15,81% |
|
|
Nesse sentido:
Considerando que a CONTRATADA não possui capacidade de concluir a obra até o dia 09/08/2023;
Considerando que a prorrogação de prazo não causará impacto financeiro no contrato;
Considerando, smj, que é de interesse da Administração a conclusão da obra;
Considerando que o novo prazo é suficiente para a conclusão do objeto;
A Fiscalização se posiciona favorável à prorrogação do Contrato 19/2023 em 90 (noventa) dias, conforme solicitação da CONTRATADA e solicita que seja elaborada minuta do termo aditivo ao contrato e consequente encaminhamento à Administração Superior para análise.
Por fim, informo que, em caso de celebração de termo aditivo, a CONTRATADA será notificada à apresentar prorrogação da Garantia Contratual, adequando-a ao novo prazo do contrato.
Respeitosamente,
GABRIEL FERNANDES SOUSA
Eng. Civil/Fiscal/SEINFRA/UFJ
CREA: 1016011890/D-GO
PORTARIA Nº 837/2022
Documento assinado eletronicamente por GABRIEL FERNANDES SOUSA, Engenheiro, em 31/07/2023, às 11:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufj.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0174145 e o código CRC 096D5596. |
Referência: Processo nº 23854.005665/2022-88 | SEI nº 0174145 |