Timbre

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ

SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA

Despacho

À DGC/PROAD

 

Senhor Gestor,

 

A empresa CONCEITO ENGENHARIA LTDA., responsável pela obra de conclusão do 3º pavimento do prédio da medicina, solicitou prorrogação de prazo para conclusão da obra em 45 (quarenta e cinco) dias, conforme Documento (0116894). A CONTRATADA alega dificuldades em contratação de mão de obra especializada para execução dos serviços.

No Quadro 01, pode-se verificar os marcos temporais da execução do contrato.

Quadro 01

ITEM

DESCRIÇÃO

DATA

01

Data da Proposta

31/08/2022

02

Assinatura do contrato

20/09/2022

03

Publicação do contrato no DOU

07/10/2022

04

Vigência Contratual

07/10/2022 à 06/04/2023

05

Início da obra

24/10/2022

 

Durante a fiscalização do contrato 54/2022 (Processo: 23854.003410/2022-81), a CONTRATADA foi notificada por duas vezes acerca do atrazo na execução da obra.

a) Ofício 79 (Notificação 02): 0088796 

    - Resposta da CONTRATADA: 0104335

b) Ofício 3 (Notificação 03) - 0107122

   - Resposta da CONTRATADA: 0110303

 

A fiscalização entende que, a dificuldade em contratar mão de obra de fato impactou o desempenho da CONTRATADA, no entanto insumos relevantes já estão disponíveis em obra, como: 48 Equipamentos de ar condicionado, placas de forro de fibra mineral, piso vinílico para revestimento do auditório, cabeamento de dados CAT. 6e, fiação elétrica e telha termoacústica para adequação da cobertura.

Outro ponto que tem impactado no desempenho da CONTRATADA refere-se ao fato de os Pavimentos inferiores da edificação estarem em plena utilização, inclusive com aulas e atividades laboratoriais. Por vezes, ações que promovem interferência nos pavimentos inferiores são postergadas para o fim de semana para não impactar na rotina do curso de medicina.

É necessária, ainda, a adequação da cobertura da edificação, com troca de telha de policarbonato por telha termoacústica. Para execução desse serviço é necessário que a região do telhado fique sem cobertura por 7 dias, visto que é necessária a adequação da estrutura metálica e inclinação do telhado, no entanto as chuvas ocorridas na região até a presente data têm impocibilitado a realização do serviço.

 

Mediante o exposto, apresenta-se a seguir o Quadro 02 com o valor desembolsado até a presente data.

Quadro 02

MEDIÇÕES

VALORES

EXECUTADO (%)

ACUM. EXEC (%)

DATA

0

R$ 0,00

0,00%

0,00%

24/10/2022

1

R$ 33.504,95

1,88%

1,88%

01/12/2022

2

R$ 173.507,16

9,75%

11,63%

18/01/2023

TOTAL PAGO

R$ 207.012,11

11,63%

 

 

 

É importante ressaltar que, no dia 23/02/2023 será realizada a Medição nº 3 em que serviços com peso relevante da planilha orçamentária serão medidos (Instalação de Equipamentos de Ar condicionado).

Nesse sentido:

Considerando que a CONTRATADA tem se mostrado disposta a melhorar seu desempenho;

Considerando que a CONTRATADA já disponibilizou grande parte dos insumos para execução do objeto em obra;

Considerando que não haverá impacto financeiro no contrato;

Considerando, smj, que é de interesse da Administração a conclusão da obra;

Considerando que o novo prazo é suficiente para a conclusão do objeto;

 

A Fiscalização se posiciona favorável à prorrogação do Contrato 54/2022 em 45 (quarenta e cinco) dias, conforme solicitação da CONTRATADA e solicita que seja elaborada minuta do termo aditivo ao contrato e consequente encaminhamento à Administração Superior para análise.

Por fim, informo que, em caso de celebração de termo aditivo, a CONTRATADA será notificada à apresentar prorrogação da Garantia Contratual, adequando-a ao novo prazo do contrato.

 

Respeitosamente,

 

GABRIEL FERNANDES SOUSA

Eng. Civil/Fiscal/SEINFRA/UFJ

CREA: 1016011890/D-GO

PORTARIA Nº 837/2022

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por GABRIEL FERNANDES SOUSA, Engenheiro, em 23/02/2023, às 09:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufj.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0116895 e o código CRC 52298A48.




Referência: Processo nº 23854.003182/2022-49 SEI nº 0116895