Timbre

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ

DIRETORIA DE GESTÃO DE CONTRATOS DE SERVIÇOS

Gerenciamento de Riscos

MAPA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS

 

INTRODUÇÃO

O gerenciamento de riscos permite ações contínuas de planejamento, organização e controle dos recursos relacionados aos riscos que possam comprometer o sucesso da contratação, da execução do objeto e da gestão contratual.

O Mapa de Gerenciamento de Riscos deve conter a identificação e a análise dos principais riscos, consistindo na compreensão da natureza e determinação do nível de risco, que corresponde à combinação do impacto e de suas probabilidades que possam comprometer a efetividade da contratação, bem como o alcance dos resultados pretendidos com a solução de TIC.

Para cada risco identificado, define-se: a probabilidade de ocorrência dos eventos, os possíveis danos e impactos caso o risco ocorra, possíveis ações preventivas e de contingência (respostas aos riscos), a identificação de responsáveis pelas ações, bem como o registro e o acompanhamento das ações de tratamento dos riscos.

Os riscos identificados no projeto devem ser registrados, avaliados e tratados:

Parâmetros escalares podem ser utilizados para representar os níveis de probabilidade e impacto que, após a multiplicação, resultarão nos níveis de risco, que direcionarão as ações relacionadas aos riscos durante as fases de contratação (planejamento, seleção de fornecedor e gestão do contrato).

 

Classificação

Valor

Baixo

5

Médio

10

Alto

15

Quadro 1: Escala de classificação de probabilidade e impacto.

 

A tabela a seguir apresenta a Matriz Probabilidade x Impacto, instrumento de apoio para a definição dos critérios de classificação do nível de risco.

Figura 1: Matriz da Probabilidade x Impacto.

 

Diretrizes de tratamento de riscos:

O produto da probabilidade pelo impacto de cada risco deve se enquadrar em uma região da matriz probabilidade x impacto. Caso o risco enquadre-se na região verde, seu nível de risco é entendido como baixo, logo admite-se a aceitação ou adoção das medidas preventivas. Se estiver na região amarela, entende-se como médio; e se estiver na região vermelha, entende-se como nível de risco alto. Nos casos de riscos classificados como médio e alto, deve-se adotar obrigatoriamente as medidas preventivas previstas.

O gerenciamento de riscos deve ser realizado em harmonia com a Política de Gestão de Riscos do órgão prevista na Instrução Normativa Conjunta MP/CGU nº 1, de 10 de maio de 2016, registrando-se o alinhamento no Mapa de Gerenciamento de Riscos

Referência: Art. 38 IN SGD/ME nº 94, de 2022.

 

2 – IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DOS PRINCIPAIS RISCOS

A tabela a seguir apresenta uma síntese dos riscos identificados e classificados neste documento.

 

Id

Risco

Relacionado ao(à): 1

P 2

I 3

Nível de Risco

(PxI) 4

1

Falta de Documentos obrigatórios para oficializar a requisição.

Planejamento da Contratação

5

10

50

2

Falta de Orçamentos ou pesquisa de preços incompleta

Planejamento da Contratação

5

5

25

3

Indisponibilidade de recursos orçamentários para a contratação

Planejamento da Contratação

5

15

75

4

Não utilização do Painel de Preços do Governo Federal - Instrução Normativa (IN) nº 65/2021

Planejamento da Contratação

5

10

50

5

Estimativa de Preços mais alta que a média do mercado

Seleção do Fornecedor

5

5

25

6

Estimativa de Preços abaixo que a média do Mercado

Seleção do Fornecedor

5

15

75

7

Licitação deserta ou fracassada

Seleção do Fornecedor

5

15

75

8

Impugnação do edital

Seleção do Fornecedor

5

15

75

Legenda: P – Probabilidade; I – Impacto.

1 A qual natureza o risco está associado: fases do Processo da Contratação ou Solução Tecnológica.

2 Probabilidade: chance de algo acontecer, não importando se definida, medida ou determinada objetiva ou subjetivamente, qualitativa ou quantitativamente, ou se descrita utilizando-se termos gerais ou matemáticos (ISO/IEC 31000:2009, item 2.19).

3 Impacto: resultado de um evento que afeta os objetivos (ISO/IEC 31000:2009, item 2.18).

4 Nível de Risco: magnitude de um risco ou combinação de riscos, expressa em termos da combinação das consequências e de suas probabilidades (ISO/IEC 31000:2009, item 2.23 e IN SGD/ME nº 94, de 2022, art. 2º, inciso XIII).


As probabilidades e Impactos são inicialmente definidos no item 3 – Avaliação e Tratamento dos Riscos Identificados, e transferidos para a tabela acima para o cálculo dos níveis de risco.

 

3 – AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DOS RISCOS IDENTIFICADOS

 



 

Risco 01

Risco:

Falta de Documentos obrigatórios para oficializar a requisição

Probabilidade:

Baixa

Impacto:

Média

Dano 1:

Atraso no andamento do processo;

Tratamento:

Mitigar

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Treinar/Orientar os Requisitantes sobre os procedimentos de compras e contratações públicas.

Pró-Reitoria de Administração e Finanças (PROAD)

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Devolver os documentos para adequação.

PROAD

 


 

Risco 02

Risco:

Falta de Orçamentos ou pesquisa de preços incompleta

Probabilidade:

Baixa

Impacto:

Baixa

Dano 1:

Atraso na autuação e andamento do processo

Tratamento:

Mitigar

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Treinar/Orientar os Requisitantes sobre a obrigatoriedade de ampla pesquisa de preços, com no mínimo 03 orçamentos para as compras/contratações públicas.

PROAD

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Devolver os documentos para adequação.

PROAD

 



 

Risco 03

Risco:

Indisponibilidade de recursos orçamentários para a contratação

Probabilidade:

Baixa

Impacto:

Alta

Dano 1:

Não contratação, perda de trabalho.

Dano 2:

Realização de procedimento licitatório sem necessidade.

Dano 3:

Prejuízo para o erário.

Tratamento:

Mitigar

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Analisar a possibilidade de contratação através de Registro de Preços.

Equipe de Planejamento da Contratação/PROAD

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Não andamento do processo (publicação, empenho, pagamento)

Coordenação de compras e licitações da Universidade Federal de Jataí

 


 

Risco 04

Risco:

Não utilização do Painel de Preços do Governo Federal - IN nº 65/2021

Probabilidade:

Baixa

Impacto:

Média

Dano 1:

Atraso na autuação e no andamento do processo

Tratamento:

Mitigar

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Treinar/Orientar os Requisitantes sobre a obrigatoriedade da utilização preferencial do painel de Preços e da realização da pesquisa com fulcro na IN nº 65/2021

PROAD

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Devolver os documentos e/ou processo para adequação;

PROAD

 








 

Risco 05

Risco:

Estimativa de Preços mais alta que a média do mercado

Probabilidade:

Baixa

Impacto:

Baixa

Dano 1:

Contratação com preço acima daquele praticado no mercado

Dano 2:

Gasto desnecessário

Dano 3:

Possibilidade de penalização da equipe de licitação/requisitante por parte dos órgãos de controle

Tratamento:

Mitigar

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Efetuar ampla pesquisa de Preços no Mercado junto a Fornecedores, outros órgãos, Painel de Preços e demais fontes permitidas pela IN 65/2021.

Equipe de Planejamento da Contratação

2

Conferência dos valores da Planilha Orçamentária para verificar incorreções, inclusive nos preços pesquisados.

Equipe de Planejamento da Contratação

3

Conferência dos valores da Planilha Orçamentária para verificar incorreções antes da publicação do Edital (fase externa).

Equipe de contratação/PROAD

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Tentar negociar com o fornecedor a fim de que o preço alcance a média de Mercado.

PROAD

2

Não conseguindo negociar, cancelar/revogar o certame.

PROAD

 








 

Risco 06

Risco:

Estimativa de Preços abaixo que a média do Mercado

Probabilidade:

Baixo

Impacto:

Alto

Dano 1:

Licitação fracassada, não contratação.

Tratamento:

Mitigar

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Efetuar ampla pesquisa de Preços no Mercado junto a Fornecedores, outros órgãos, Painel de Preços e demais fontes permitidas pela IN 65/2021.

Equipe de Planejamento da Contratação

2

Conferência dos valores da Planilha Orçamentária para verificar incorreções.

Equipe de Planejamento da Contratação

3

Conferência dos valores da Planilha Orçamentária para verificar incorreções antes da publicação do Edital (fase externa).

Equipe de contratação/PROAD

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Tentar negociar com o fornecedor a fim de que o preço alcance a média de Mercado.

PROAD

2

Não conseguindo negociar, cancelar/revogar o certame.

PROAD

 







 

Risco 07

Risco:

Licitação deserta ou fracassada

Probabilidade:

Baixo

Impacto:

Alto

Dano 1:

Não contratação.

Tratamento:

Mitigar

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Definir requisitos de acordo com padrões existentes no mercado, para que as empresas tenham condições isonômicas de participação.

Equipe de Planejamento da Contratação

2

Realizar pesquisa de mercado para verificar a existência de empresas que prestam tais serviços.

Equipe de Planejamento da Contratação

3

Conferência das informações e valores da Planilha Orçamentária para verificar incorreções.

Equipe de Planejamento da Contratação

4

Conferência da Planilha Orçamentária para verificar incorreções na estimativa de preços antes da publicação do Edital (fase externa).

PROAD

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Rever os requisitos para verificar algum que esteja impedindo a participação de licitantes.

Equipe de Planejamento da Contratação

2

Se necessário, refazer a pesquisa de preços.

Equipe de Planejamento da Contratação

 








 

Risco 08

Risco:

Impugnação do edital

Probabilidade:

Baixo

Impacto:

Alto

Dano 1:

Não contratação.

Tratamento:

Mitigar

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Definir requisitos de acordo com padrões existentes no mercado, para que as empresas tenham condições isonômicas de participação.

Equipe de Planejamento da Contratação

2

Realizar pesquisa de mercado para verificar a existência de empresas que prestam tais serviços.

Equipe de Planejamento da Contratação

3

Conferência das informações e valores da Planilha Orçamentária para verificar incorreções.

Equipe de Planejamento da Contratação

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Rever os requisitos para verificar algum que esteja impedindo a participação de licitantes.

Equipe de Planejamento da Contratação

2

Rever os requisitos para verificar algum que esteja impedindo a participação de licitantes.

Equipe de Planejamento da Contratação

 

4 – ACOMPANHAMENTO DAS AÇÕES DE TRATAMENTO DE RISCOS

 

Data

Id. Risco

Id. Ação

Registro e acompanhamento das ações de tratamento dos riscos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Espaço para registro e acompanhamento das ações de tratamento dos riscos, que poderá conter eventos relevantes relacionados ao gerenciamento de riscos.

 

5 – APROVAÇÃO E ASSINATURA

Conforme § 5º do art. 38 da IN SGD/ME nº 94, de 2022, o Mapa de Gerenciamento de Riscos deve ser assinado pela Equipe de Planejamento da Contratação, nas fases de Planejamento da Contratação e de Seleção de Fornecedores, e pela Equipe de Fiscalização e Gestor do Contrato, na fase de Gestão do Contrato.

Para as fases de Planejamento da Contratação e de Seleção de Fornecedores:

A Equipe de Planejamento da Contratação foi instituída pelos pela Portaria 285/2023 (documento 0133189) do processo 23854.001643/2023-20.

 

 

____________________

Integrante Requisitante

Danilo Vieira Oliveira

Coordenador de Desenvolvimento

1898284

 

__________________

Integrante Técnico

Cleiber Conceição de Lima

Técnico em Tecnologia da Informação

1857658

____________________

Integrante Administrativo

Francinelle Cabral Silva

Técnico em Contabilidade

184501

Referência: Processo nº 23854.001643/2023-20 SEI nº 0240855

 


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Documento assinado eletronicamente por CLEIBER CONCEICAO DE LIMA, Coordenador Administrativo, em 23/04/2024, às 10:28, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por DANILO VIEIRA OLIVEIRA, Analista de Tecnologia da Informação, em 23/04/2024, às 10:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por FRANCINELLE CABRAL SILVA, Técnico em Contabilidade, em 23/04/2024, às 10:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufj.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0276259 e o código CRC D0774C8A.




Referência: Processo nº 23854.001643/2023-20 SEI nº 0276259