Timbre

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ

SECRETARIA DE TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO

Gerenciamento de Riscos

MAPA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS

INTRODUÇÃO

O gerenciamento de riscos permite ações contínuas de planejamento, organização e controle dos recursos relacionados aos riscos que possam comprometer o sucesso da contratação, da execução do objeto e da gestão contratual.

O Mapa de Gerenciamento de Riscos deve conter a identificação e a análise dos principais riscos, consistindo na compreensão da natureza e determinação do nível de risco, que corresponde à combinação do impacto e de suas probabilidades que possam comprometer a efetividade da contratação, bem como o alcance dos resultados pretendidos com a solução de TIC.

Para cada risco identificado, define-se: a probabilidade de ocorrência dos eventos, os possíveis danos e impactos caso o risco ocorra, possíveis ações preventivas e de contingência (respostas aos riscos), a identificação de responsáveis pelas ações, bem como o registro e o acompanhamento das ações de tratamento dos riscos.

Os riscos identificados no projeto devem ser registrados, avaliados e tratados:

  1. Durante a fase de planejamento, a equipe de Planejamento da Contratação deve proceder às ações de gerenciamento de riscos e produzir o Mapa de Gerenciamento de Riscos;

  2. Durante a fase de Seleção do Fornecedor, o Integrante Administrativo, com apoio dos Integrantes Técnico e Requisitante, deve proceder às ações de gerenciamento dos riscos e atualizar o Mapa de Gerenciamento de Riscos;

  3. Durante a fase de Gestão do Contrato, a Equipe de Fiscalização do Contrato, sob coordenação do Gestor do Contrato, deverá proceder à atualização contínua do Mapa de Gerenciamento de Riscos, procedendo à reavaliação dos riscos identificados nas fases anteriores com a atualização de suas respectivas ações de tratamento, e proceder também com a identificação, análise, avaliação e tratamento de novos riscos.

Parâmetros escalares podem ser utilizados para representar os níveis de probabilidade e impacto que, após a multiplicação, resultarão nos níveis de risco, que direcionarão as ações relacionadas aos riscos durante as fases de contratação (planejamento, seleção de fornecedor e gestão do contrato)

Classificação

Valor

Baixo

5

Médio

10

Alto

15

Quadro 1: Escala de classificação de probabilidade e impacto.

 

A tabela a seguir apresenta a Matriz Probabilidade x Impacto, instrumento de apoio para a definição dos critérios de classificação do nível de risco.

Figura 1: Matriz da Probabilidade x Impacto.

 

Diretrizes de tratamento de riscos:

O produto da probabilidade pelo impacto de cada risco deve se enquadrar em uma região da matriz probabilidade x impacto. Caso o risco enquadre-se na região verde, seu nível de risco é entendido como baixo, logo admite-se a aceitação ou adoção das medidas preventivas. Se estiver na região amarela, entende-se como médio; e se estiver na região vermelha, entende-se como nível de risco alto. Nos casos de riscos classificados como médio e alto, deve-se adotar obrigatoriamente as medidas preventivas previstas.

O gerenciamento de riscos deve ser realizado em harmonia com a Política de Gestão de Riscos do órgão prevista na Instrução Normativa Conjunta MP/CGU nº 1, de 10 de maio de 2016, registrando-se o alinhamento no Mapa de Gerenciamento de Riscos

Referência: Art. 38 IN SGD/ME nº 94, de 2022.

 


 

2 – IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DOS PRINCIPAIS RISCOS

A tabela a seguir apresenta uma síntese dos riscos identificados e classificados neste documento.

Id

Risco

Relacionado ao(à): 1

2

I  3

Nível de Risco 

(PxI)  4

1

Falta de Documentos obrigatórios para oficializar a requisição.

Planejamento da Contratação

5

10

50

2

Falta de Orçamentos ou pesquisa de preços  incompleta

Planejamento da Contratação

5

5

25

3

Indisponibilidade de recursos orçamentários para a contratação

Planejamento da Contratação

5

15

75

4

Não utilização do Painel de Preços do Governo Federal - Instrução Normativa (IN) nº 65/2021

Planejamento da Contratação

5

10

50

5

Estimativa de Preços mais alta que a média do mercado

Seleção do Fornecedor

5

5

25

6

Estimativa de Preços abaixo que a média do Mercado

Seleção do Fornecedor

5

15

75

7

Licitação deserta ou fracassada

Seleção do Fornecedor

5

15

75

8

Impugnação do edital

Seleção do Fornecedor

5

15

75

Legenda: P – Probabilidade; I – Impacto.

1 A qual natureza o risco está associado: fases do Processo da Contratação ou Solução Tecnológica.

2 Probabilidade: chance de algo acontecer, não importando se definida, medida ou determinada objetiva ou subjetivamente, qualitativa ou quantitativamente, ou se descrita utilizando-se termos gerais ou matemáticos (ISO/IEC 31000:2009, item 2.19).

3 Impacto: resultado de um evento que afeta os objetivos (ISO/IEC 31000:2009, item 2.18).

4 Nível de Risco: magnitude de um risco ou combinação de riscos, expressa em termos da combinação das consequências e de suas probabilidades (ISO/IEC 31000:2009, item 2.23 e IN SGD/ME nº 94, de 2022, art. 2º, inciso XIII).


As probabilidades e Impactos são inicialmente definidos no item 3 – Avaliação e Tratamento dos Riscos Identificados, e transferidos para a tabela acima para o cálculo dos níveis de risco.

 

3 – AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DOS RISCOS IDENTIFICADOS






 

Risco 01

Risco:

Falta de Documentos obrigatórios para oficializar a requisição

Probabilidade:

Baixa

Impacto:

Média

Dano 1:

Atraso no andamento do processo;

Tratamento:

Mitigar

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Treinar/Orientar os Requisitantes sobre os procedimentos de compras e contratações públicas.

Pró-Reitoria de Administração e Finanças (PROAD)

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Devolver os documentos para adequação.

PROAD


 





 

Risco 02

Risco:

Falta de Orçamentos ou pesquisa de preços  incompleta

Probabilidade:

Baixa

Impacto:

Baixa

Dano 1:

Atraso na autuação e andamento do processo

Tratamento:

Mitigar

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Treinar/Orientar os Requisitantes sobre a obrigatoriedade de ampla pesquisa de preços, com no mínimo 03 orçamentos para as compras/contratações públicas.

PROAD

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Devolver os documentos para adequação.

PROAD



 






 

Risco 03

Risco:

Indisponibilidade de recursos orçamentários para a contratação

Probabilidade:

Baixa

Impacto:

Alta

Dano 1:

Não contratação, perda de trabalho.

Dano 2:

Realização de procedimento licitatório sem necessidade.

Dano 3:

Prejuízo para o erário.

Tratamento:

Mitigar

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Analisar a possibilidade de contratação através de Registro de Preços.

Equipe de Planejamento da Contratação/PROAD

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Não andamento do processo (publicação, empenho, pagamento)

Coordenação de compras e licitações da Universidade Federal de Jataí

 





 

Risco 04

Risco:

Não utilização do Painel de Preços do Governo Federal - IN nº 65/2021

Probabilidade:

Baixa

Impacto:

Média

Dano 1:

Atraso na autuação e  no andamento do processo

Tratamento:

Mitigar

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Treinar/Orientar os Requisitantes sobre a obrigatoriedade da utilização preferencial do painel de Preços e da realização da pesquisa com fulcro na IN nº 65/2021

PROAD

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Devolver os documentos e/ou processo para adequação;

PROAD




 











 

Risco 05

Risco:

Estimativa de Preços mais alta que a média do mercado

Probabilidade:

Baixa

Impacto:

Baixa

Dano 1:

Contratação com preço acima daquele praticado no mercado

Dano 2:

Gasto desnecessário

Dano 3: 

Possibilidade de penalização da equipe de licitação/requisitante por parte dos órgãos de controle

Tratamento:

Mitigar

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Efetuar ampla pesquisa de Preços no Mercado junto a Fornecedores, outros órgãos, Painel de Preços e demais fontes permitidas pela IN 65/2021.

Equipe de Planejamento da Contratação

2

Conferência dos valores da Planilha Orçamentária para verificar incorreções, inclusive nos preços pesquisados.

Equipe de Planejamento da Contratação

3

Conferência dos valores da Planilha Orçamentária para verificar incorreções antes da publicação do Edital (fase externa).

Equipe de contratação/PROAD

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Tentar negociar com o fornecedor a fim de que o preço alcance a média de Mercado.

PROAD

2

Não conseguindo negociar, cancelar/revogar o certame.

PROAD



 











 

Risco 06

Risco:

Estimativa de Preços abaixo que a média do Mercado

Probabilidade:

Baixo

Impacto:

Alto

Dano 1:

Licitação fracassada, não contratação.

Tratamento:

Mitigar

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Efetuar ampla pesquisa de Preços no Mercado junto a Fornecedores, outros órgãos, Painel de Preços e demais fontes permitidas pela IN 65/2021.

Equipe de Planejamento da Contratação

2

Conferência dos valores da Planilha Orçamentária para verificar incorreções.

Equipe de Planejamento da Contratação

3

Conferência dos valores da Planilha Orçamentária para verificar incorreções antes da publicação do Edital (fase externa).

Equipe de contratação/PROAD

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Tentar negociar com o fornecedor a fim de que o preço alcance a média de Mercado.

PROAD

2

Não conseguindo negociar, cancelar/revogar o certame.

PROAD


 










 

Risco 07

Risco:

Licitação deserta ou fracassada

Probabilidade:

Baixo

Impacto:

Alto

Dano 1:

Não contratação.

Tratamento:

Mitigar

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Definir requisitos de acordo com padrões existentes no mercado, para que as empresas tenham condições isonômicas de participação.

Equipe de Planejamento da Contratação

2

Realizar pesquisa de mercado para verificar a existência de empresas que prestam tais serviços.

Equipe de Planejamento da Contratação

3

Conferência das informações e valores da Planilha Orçamentária para verificar incorreções.

Equipe de Planejamento da Contratação

4

Conferência da Planilha Orçamentária para verificar incorreções na estimativa de preços antes da publicação do Edital (fase externa).

PROAD

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Rever os requisitos para verificar algum que esteja impedindo a participação de licitantes.

Equipe de Planejamento da Contratação

2

Se necessário, refazer a pesquisa de preços.

Equipe de Planejamento da Contratação



 











 

Risco 08

Risco:

Impugnação do edital

Probabilidade:

Baixo

Impacto:

Alto

Dano 1:

Não contratação.

Tratamento:

Mitigar

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Definir requisitos de acordo com padrões existentes no mercado, para que as empresas tenham condições isonômicas de participação.

Equipe de Planejamento da Contratação

2

Realizar pesquisa de mercado para verificar a existência de empresas que prestam tais serviços.

Equipe de Planejamento da Contratação

3

Conferência das informações e valores da Planilha Orçamentária para verificar incorreções.

Equipe de Planejamento da Contratação

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Rever os requisitos para verificar algum que esteja impedindo a participação de licitantes.

Equipe de Planejamento da Contratação

2

Rever os requisitos para verificar algum que esteja impedindo a participação de licitantes.

Equipe de Planejamento da Contratação

 

 

4 – ACOMPANHAMENTO DAS AÇÕES DE TRATAMENTO DE RISCOS

Espaço para registro e acompanhamento das ações de tratamento dos riscos, que poderá conter eventos relevantes relacionados ao gerenciamento de riscos.

Data

Id. Risco

Id. Ação

Registro e acompanhamento das ações de tratamento dos riscos

 

 

 

 

       
       

 

 

5 – APROVAÇÃO E ASSINATURA

Conforme § 5º do art. 38 da IN SGD/ME nº 94, de 2022, o Mapa de Gerenciamento de Riscos deve ser assinado pela Equipe de Planejamento da Contratação, nas fases de Planejamento da Contratação e de Seleção de Fornecedores, e pela Equipe de Fiscalização e Gestor do Contrato, na fase de Gestão do Contrato.

Para as fases de Planejamento da Contratação e de Seleção de Fornecedores:

A Equipe de Planejamento da Contratação foi instituída pelos pela  Portaria 285/2023 (documento 0133189) do processo 23854.001643/2023-20.

 

 

 

 

 

 

____________________

Integrante Requisitante

Danilo Vieira Oliveira

Coordenador de Desenvolvimento

 1898284

 

 

____________________

Integrante Técnico

Cleiber Conceição de Lima

Técnico em Tecnologia da Informação

1857658

 

____________________

Integrante Administrativo

Francinelle Cabral Silva

Diretora do Departamento de Gestão de Contratos

184501

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por FRANCINELLE CABRAL SILVA, Diretora da Diretoria de Gestão Contratos de Serviços, em 28/04/2023, às 11:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por CLEIBER CONCEICAO DE LIMA, Técnico de Tecnologia da Informação, em 28/04/2023, às 11:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por DANILO VIEIRA OLIVEIRA, Coordenador de Desenvolvimento, em 28/04/2023, às 21:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufj.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0139160 e o código CRC C5C07752.




Referência: Processo nº 23854.001643/2023-20 SEI nº 0139160