Documento de Formalização de Demanda (DFD)

Setor Requisitante (Unidade/Setor/Departamento):
  Secretaria de Tecnologia e Informação - SeTI

Responsável pela Demanda:
  Bruno Moraes Rocha

E-mail:
  rocha3runo@ufj.edu.br

Objeto:
  São 6 objetos listados a seguir:
-Access points (APs) indoor e outdoor;
-Switches de 24 e 48 portas com seus respectivos cabos e equipamentos para interconexão;
-Solução de gerência integrada para os APs e switches;
-Storage;
-Suporte técnico on-site e garantia do fabricante de, pelo menos, 36 (trinta e seis) meses para os APs, switches e solução de gerência integrada; e
-Suporte técnico on-site e garantia do fabricante de 60 (sessenta) meses para o storage;

Justificativa da necessidade da contratação:
  São apresentados a seguir a justificativa da necessidade da contratação e se existe ou não a vinculação ou dependência desta contratação com outro objeto de outro documento de formalização de demanda.

Justificativa para:
*Access points (AP) indoor
-Equipamentos serão utilizados para a instalação da rede sem fio nos blocos que não tem wi-fi, que são: o Gabinete dos Professores, o Galpão da Manutenção, Bloco da Fisioterapia, Cantina, depósito de produtos químicos, Central de Aulas 1, Laboratório de Pesquisa em Aquicultura (LAPAQ), Estufa e Viveiro no campus Jatobá, garantindo capacidade de atendimento de todo o público que utilizam os referidos blocos, melhorando a capacidade de conexão tanto para aulas quanto para palestras e demais eventos que necessitem de conectividade sem fio. A quantidade é otimizada para atender ao adensamento de pessoas no local conforme capacidade do local e de atendimento do equipamento em simultaneidade. Também serão necessárias fontes PoE para energizar os respectivos equipamentos.
*Access points outdoor
-Equipamentos serão utilizados para permitir acesso da rede sem fio para as áreas externas (abertas) nos seguintes locais: na fazenda, na estufa, área de plantação próximo ao galpão de máquinas, Estaleiro dos Caprinos e no viveiro, para a comunidade acadêmica que utiliza estes locais para as aulas e pesquisas. Também será necessário fontes PoE para o funcionamento adequado destes equipamentos.
*Switches
-Material utilizado para expansão da rede lógica e sem fio para atender os seguintes blocos/áreas: Gabinete dos Professores, o Galpão da Manutenção, Bloco da Fisioterapia, Cantina, depósito de produtos químicos, Central de Aulas 1, Laboratório de Pesquisa em Aquicultura (LAPAQ), Estufa, Viveiro, fazenda, Estufa, área de plantação próximo ao galpão de máquinas no campus Jatobá. Além disso, a maioria dos switches atualmente já tem mais de 10 anos de uso, sendo necessários ser trocados por equipamentos novos para manter uma boa qualidade de comunicação dos dados e garantia do equipamento para o pleno funcionamento, diminuindo os riscos de falhas do equipamento nos campus Jatobá e Riachuelo.
*Solução de gerência integrada de switches e AP
-Será necessário para gerenciar de forma integrada e unificada os APs e os switches, permitindo configurações generalizadas de forma mais rápida. Além disso, permite o monitoramento centralizado dos equipamentos.
*Storage
-Necessário para o armazenamento dos dados e backups de modo síncrono e/ou assíncrono de todos os sistemas, que são: o sistema acadêmico, sistema de gestão de pessoal, sistema de gestão de compras, sistema de bibliotecas, sistema para hospedagem dos sites, sistema de gestão de eventos e sistema eletrônico de informações. Com a aquisição da solução de TI, todos estes sistemas atenderão as principais demandas da universidade, garantido segurança de replicação dos dados e relacionadas às atividades de ensino e administrativas. Além disso, permitirá realizar o backup de segurança das informações/dados da instituição. Também permite funcionar como storage, caso o storage atual tenha algum defeito.
*Suporte técnico on-site e garantia
-São necessários para garantir a manutenção e reposição das peças dos equipamentos que serão adquiridos.

Alinhamento ao Planejamento Estratégico:
  O objeto da contratação está previsto no Plano de Contratações Anual (PCA) 2023, conforme detalhamento a seguir:
ID PCA no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP): 35840659000130-0-000001/2023
link de referência: https://pncp.gov.br/app/pca/35840659000130/2023
Data de publicação no PNCP: 13/02/2023
Nome: Access Point (AP) indoor DFD 62/2022
Nome: Fonte de alimentação PoE+ para APs indoor DFD 62/2022
Nome: AP outdoor DFD 62/2022
Nome: Fonte de alimentação PoE+ para os APs outdoor DFD 62/2022
Nome: Switches de distribuição com mínimo 48 portas com PoE+ DFD 62/2022
Nome: Switches de borda com mínimo de 24 portas com PoE+ DFD 1542/2022 e DFD 62/2022
Nome: Small Form-Factor Pluggable (SFP+) para o padrão LC DFD 1542/2022 e DFD 62/2022
Nome: Cordões ópticos LC/SC DFD 65/2022
Nome: Patch cord para conexão de internet DFD 65/2022 e DFD 53/2022
Nome: Solução de gerência integrada para a rede sem fio e switches DFD 62/2022
Nome: Fonte de alimentação PoE+ compatível com o Cisco Mobility Express (Cisco 1815i) DFD 62/2022
Nome: TAG de rastreamento por Bluetooth Low Energy (BLE) DFD 136/2022
Nome: Storage DFD 1542/2022

Quantidade de serviço a ser contratada:
  20 Access Points (APs) indoor
20 Fontes de alimentação PoE+ para APs indoor
6 APs outdoor
6 Fontes de alimentação PoE+ para os APs outdoor
5 Switches de distribuição com mínimo 48 portas com PoE+
15 Switches de borda com mínimo de 24 portas com PoE+
24 Small Form-Factor Pluggable (SFP+) para o padrão LC
24 Cordões ópticos LC/SC
70 Patch cord para conexão de internet
130 Patch cord para conexão de internet
1 Solução de gerência integrada para a rede sem fio e switches
17 Fonte de alimentação PoE+ compatível com o Cisco Mobility Express (Cisco 1815i)
61 TAG de rastreamento por Bluetooth Low Energy (BLE)
1 Storage

ESTIMATIVA DO CUSTO TOTAL DA CONTRATAÇÃO: R$ 1.230.821,21

Previsão de data em que deve ser iniciada a prestação dos serviços:
  A pretendida para a conclusão da contratação é para julho de 2023, para não gerar prejuízos ou descontinuidade das atividades da UFJ.

Indicação do(s) membro(s) para compor a equipe de planejamento (deverão ser informados nome, e-mail, Siape e telefone institucional de cada membro):
  Membro Solicitante: Bruno Moraes Rocha
SIAPE: 1189528
Cargo: Coordenador de Infraestrutura da SeTI/ Técnico em Tecnologia da Informação
E-mail: rocha3runo@ufj.edu.br
Telefone: (64) 3606-8207


logotipo

Documento assinado eletronicamente por BRUNO MORAES ROCHA, Coordenador de Infraestrutura, em 24/04/2023, às 11:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufj.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0137674 e o código CRC DDED31EF.