UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ
DIRETORIA DE GESTÃO DE CONTRATOS DE SERVIÇOS
Justificativa
Trata-se de contratação emergencial de empresa especializada na prestação de serviços continuados de limpeza, conservação e asseio, com fornecimento de mão de obra, máquinas e equipamentos necessários ao atendimento das necessidades da Universidade Federal de Jataí, nos campus Jatobá e Riachuelo, e unidades dispersas, localizados na cidade de Jataí, visto que, a Universidade Federal de Jataí, neste momento conta com o Contrato 31/2018 com a empresa CENTRALLIMP LIMPEZA E SERVIÇOS LTDA, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ nº 07.123.895/0001-09, com início 14/05/2018 0012644, atualmente vigente o Termo Aditivo 02/2022 0064799 até 13/03/2023. Solicitamos prorrogação por mais 02 meses ou até que se concluísse a nova licitação que esta na fase de planejamento, uma vez, que esta em estudo melhorias neste serviço. Atualmente, temos serviço de limpeza diurna, mas esta em estudo a prestação de serviço diurna, noturna com fornecimento de materiais e equipamentos. Mas a contratada recusou-se.
A Universidade Federal de Jataí, tem enfrentado grandes dificuldades na parte administrativa, devido ao reduzido número de servidores, que acumulam diversas funções e carentes de capacitação. Demandando mais horas de trabalho e estudos específicos nas diversas áreas, pois, cada uma possui características específicas.
Para esta contratação emergencial, fizemos comparativos com os seguintes Contratos abaixo relacionados, por possuírem características semelhantes e utilizamos a Instrução Normativa 05/2017.
- Contrato 31/2018 - Universidade Federal de Jataí - Contratado: CENTRALLIMP LIMPEZA E SERVIÇOS LTDA, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ nº 07.123.895/0001-09 0115425
- Contrato 257/2020 - Universidade Federal de Jataí - Contratado: SOLUÇÕES COMÉRCIO E SERVIÇOS EIRELI inscrita no CNPJ/MF sob o nº 20.306.099/0001-61 0115430
- Contrato 278/2022 - Universidade Federal de Jataí - Contratado: APECE SERVIÇOS GERAIS LTDA, inscrita no CNPJ/MF sob o nº. 00.087.163/0005-87 0115433
Dados dos respectivos contratos:
1- Custo m²
TIPO DE ÁREA |
PREÇO M² CONTRATO 31/2018 |
PREÇO M² CONTRATO 257/2020 |
PREÇO M² CONTRATO 278/2022 |
MÉDIA DOS CONTRATOS |
PREÇO M² DISPENSA EMERGENCIAL |
Pisos Frios - Profunda |
3,45 |
3,64 |
4,89 |
3,99 |
3,68 |
Pisos Frios - Manutenção |
2,88 |
2,21 |
2,24 |
2,44 |
3,07 |
Hospitalar e Laboratorial - Profunda |
7,68 |
8,08 |
9,92 |
8,56 |
9,20 |
Hospitalar e Laboratorial - Manutenção |
5,31 |
5,59 |
4,96 |
5,29 |
4,66 |
Área interna espaços livres(profunda) |
2,88 |
0,97 |
2,6 |
2,15 |
3,68 |
Área interna espaços livres(manutenção) |
0,00 |
2,42 |
1,95 |
1,95 |
1,84 |
Banheiros (Profunda) |
8,64 |
9,09 |
7,82 |
8,52 |
7,36 |
Banheiros (manutenção) |
5,76 |
6,06 |
5,58 |
5,80 |
5,26 |
Esquadrias Interna e Externas |
1,31 |
0,41 |
2,04 |
1,25 |
1,92 |
Acervos |
4,32 |
4,54 |
4,89 |
4,58 |
4,60 |
Areas Externas |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
2 - Emergencial x Contratos em valores
TIPO DE ÁREA | METRAGEM SEMESTRAL | CONTRATO 31/2018 | CONTRATO 257/2020 | CONTRATO 278/2022 | EMERGENCIAL |
Pisos Frios - Profunda |
21.376,7 |
73.749,62 |
77.811,19 |
104.532,06 |
78.666,26 |
Pisos Frios - Manutenção |
82.827,91 |
238.544,38 |
183.049,68 |
185.534,52 |
254.281,68 |
Hospitalar e Laboratorial - Profunda |
9.628,98 |
73.950,57 |
77.802,16 |
95.519,48 |
88.586,62 |
Hospitalar e Laboratorial - Manutenção |
18.566,32 |
98.587,16 |
103.785,16 |
92.088,95 |
86.519,05 |
Área interna espaços livres(profunda) |
14.956,52 |
43.074,78 |
14.507,82 |
38.886,95 |
55.039,99 |
Área interna espaços livres(manutenção) |
32.758,37 |
0,00 |
79.275,26 |
63.878,82 |
60.275,40 |
Banheiros (Profunda) |
8.648,23 |
74.720,71 |
78.612,41 |
67.629,16 |
63.650,97 |
Banheiros (manutenção) |
9.565,15 |
55.095,26 |
57.964,81 |
53.373,54 |
50.312,69 |
Esquadrias Interna e Externas |
4.819,82 |
6.313,96 |
1.976,13 |
9.832,43 |
9.254,05 |
Acervos |
389,59 |
1.683,03 |
1.768,74 |
1.905,10 |
1.792,11 |
Areas Externas |
16.682,67 |
0,00 |
33.698,99 |
10.843,74 |
38.370,14 |
TOTAL |
220.220,26 |
665.719,46 |
710.252,91 |
724.024,74 |
786.748,97 |
Total Excluindo Areas Externas |
203.537,59 |
665.719,46 |
676.553,92 |
713.181,01 |
748.378,83 |
RESUMO:
Emergencial X Contrato 031/2018 = 12,42%
Emergencial X Contrato 257/2020 = 10,62%
Emergencial X Contrato 278/2022 = 4,94%
Estamos desconsiderando o item áreas externas, por não constar em todos os contratos detalhamento exato.
Informamos também que, utilizamos os valores atualizados da Convenção Coletiva 2022/2024 0115056 , vigente a partir de 01/01/2023, para construção da Dispensa Emergencial e os contratos 257/2020 UFCAT 0115430 e o 278/2022 0115433 UFG, deverão ser reajustados de acordo com a convenção nos próximos meses. Diminuindo a diferença de valores comparados.
Entendemos que, quanto ao custo da despesa contida na Dispensa Emergencial, houve zelo desta administração, de acordo com as normas e leis vigentes.
Francinelle Cabral Silva
Diretora do Departamento de Gestão de Contratos
Vania Klein Garollo
Fiscal Administrativa/Técnica
Ricardo Porto Simões Mathias
Unidade Demandante
Documento assinado eletronicamente por FRANCINELLE CABRAL SILVA, Diretora da Diretoria de Gestão Contratos de Serviços, em 15/02/2023, às 13:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por VANIA KLEIN GAROLLO, TECNICO EM AGROPECUARIA, em 15/02/2023, às 14:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por RICARDO PORTO SIMOES MATHIAS, Diretor da Secretaria de Infraestrutura, em 15/02/2023, às 14:48, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufj.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0115477 e o código CRC CC1CB1BD. |
Referência: Processo nº 23854.000887/2023-95 | SEI nº 0115477 |