Timbre

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ

SECRETARIA DE TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO

 

Documento de Oficialização da Demanda (DOD) - TI

INTRODUÇÃO

Em conformidade com o art. 10 da Instrução Normativa SGD/ME n° 1, de 4 de abril de 2019, a fase de Planejamento da Contratação terá início com o recebimento do Documento de Oficialização da Demanda pela Área de TIC. 

Referência: Art. 10 da IN SGD/ME nº 01/2019.

 

PREENCHIMENTO PELA ÁREA REQUISITANTE

1 – IDENTIFICAÇÃO DA ÁREA REQUISITANTE

Área Requisitante (Unidade/Setor/Depto): Secretaria de Tecnologia e Informação (SeTI)

Responsável pela demanda: Leandro Lemes Moraes

Matrícula/SIAPE: 2306837

E-mail: leandro_moraes@ufj.edu.br

Telefone: (64) 3606-8207

 

2 – IDENTIFICAÇÃO E CIÊNCIA DO INTEGRANTE REQUISITANTE

Nome: Leandro Lemes Moraes

Matrícula/SIAPE: 2306837

Cargo: Técnico em Tecnologia da Informação

Lotação: SeTI

E-mail: leandro_moraes@ufj.edu.br

Telefone:  (64) 3606-8207

Por este instrumento declaro ter ciência das competências do INTEGRANTE REQUISITANTE definidas na IN SGD/ME nº 1/2019, bem como da minha indicação para exercer esse papel na Equipe de Planejamento da Contratação.

 

 

 

______________________________

Leandro Lemes Moraes

Assinado Digitalmente

 

3 – IDENTIFICAÇÃO DA DEMANDA

Necessidade de Contratação: 

Atualmente a central de videomonitoramento da UFJ está incubida de monitorar mais de cinquenta blocos/edificações concentrados em sua maioria no campus Jatobá e o restante no Campus Riachuelo. Para isso dispõe de pouco mais de 200 câmeras instaladas; somente uma central de videomonitoramento; com apenas dois televisores de cinquenta polegadas; e possui apenas uma pessoa para monitorar todas essas imagens por turno, de 12/36 horas.
A insuficiência do sistema atual é nítida. As pouco mais de duzentas câmaras não são suficientes nem mesmo para cobrir as áreas internas dos blocos/edificações onde existe livre circulação de pessoas de forma suficiente. Ficando praticamente todas as áreas externas nas adjacências dos prédios/edificações desguarnecidas.
A falha de suficiência do atual sistema de monitoramento se torna ainda mais nítida quanto é levado em consideração as dimensões e características do campus Jatobá, que é uma fazenda escola, com mais de 300 hectares, em um perímetro de aproximadamente dez quilômetros, com uma área de concentração de edificações, cidade universitária, de aproximadamente 50 hectares e aproximadamente cinco quilômetros de perímetro. Onde as construções da cidade universitária fazem divisa com áreas de lavoura, pastagens e áreas de preservação do cerrado, o que propicia zonas de esconderijo e traz insegurança principalmente para as alunas, servidoras e colaboradoras no período noturno.
Tanto o Campus Jatobá quanto o Campus Riachuelo possuem atividades no período matutino, vespertino e noturno e precisam oferecer um sistema de monitoramento mais completo e eficiente para levar a segurança necessária aos servidores, discentes, colaboradores e resguardar o patrimônio público.
O que demonstra nitidamente a demanda de ampliação da quantidade de câmeras em ambientes internos, haja visto a grandeza da UFJ, e ainda mais nítida e urgente a necessidade de instalação de câmeras de vigilância para as áreas externas. Contudo tal investimento pouco ajuda se não houver investimento em ampliação e modernização da atual central de videomonitoramento. Que atualmente sequer tem condições de gerir em tempo hábil as poucas mais de duzentas câmeras da UFJ. Trazendo também a necessidade de aquisição de um central de monitoramento inteligente que possa tornar possível a vigilância correta das imagens que temos, a expansão da quantidade de câmeras, e ainda assim manter a efetividade do sistema, levando segurança às pessoas e resguardando os bens públicos.

 

4 - ALINHAMENTO AOS PLANOS ESTRATÉGICOS

ID

Objetivos Estratégicos

1

Objetivos e Metas (OM) 37 do Plano Estratégico Institucional 2018-2022

4

Objetivos e Metas (OM) 40 do Plano Estratégico Institucional 2018-2022

 

5 - ALINHAMENTO AO PDTI 2018-2022

ID

Ação do PDTI

ID PDTI

Meta do PDTI associada

1

Atender prontamente a comunidade acadêmica e propor soluções com eficiência e eficácia

NE 005/M001 - A001

Atender a comunidade acadêmica com eficiência e eficácia

2

Prestar apoio a todos os usuários de TI com eficiência e eficácia

NE 021/M001 - A001

Prestar apoio a todos os usuários no uso dos serviços e equipamentos de TI da UFG

 

Item

Descrição

ESPECIFICAÇÕES DOS EQUIPAMENTOS DE CFTV

5949

SOFTWARE DE VIDEOMONITORAMENTO (VMS)

5950

LICENÇA DE INTEGRAÇÃO ANALÍTICOS DAS CÂMERAS COM VMS

5951

SOFTWARE RECONHECIMENTO FACIAL

5952

CÂMERA COM SUPORTE PARA RECONHECIMENTO FACIAL DO TIPO BULLET

5953

CÂMERA PARA LEITURA DE PLACAS C/ ANALITICO DO TIPO BULLET

5954

CÂMERA FIXA DO TIPO BULLET

5955

CÂMERA FIXA EXTERNA DO TIPO DOME

5956

CÂMERA EXTERNA DO TIPO PTZ

5961

CÂMERA BODY WORN

4773

CÂMERA PARA CONTAGEM DE PESSOAS

4776

GRAVADOR DE REDE INTELIGENTE

5994

RADAR PARA DETECÇÃO DE PERIMETRO

5957

SOLUÇÃO DE VIDEOWALL

5960

SERVIDOR PARA GERENCIAMENTO CENTRALIZADO

5985

MESA DE OPERAÇÃO

5986

MOBILIÁRIO COM CADEIRAS PARA OPERADOR

5962

WORKSTATION DE OPERAÇÃO

6000

PAINEL PARA SOLUÇÃO DE VIDEOWALL

ESPECIFICAÇÕES DOS EQUIPAMENTOS DE REDES

5987

BASTIDOR DE PEQUENO PORTE

5988

BASTIDOR DE GRANDE PORTE

5964

COMUTADOR DE REDE 08 PORTAS POE

5965

COMUTADOR DE REDE 16 PORTAS POE

5966

COMUTADOR DE REDE 24 PORTAS POE

5963

PATCH PANEL EQP. CAT.6A

4746

CABO UTP

5513

CONECTOR RJ45 FÊMEA

4743

PATCH CORD

5983

PROJETO DE LANÇAMENTO DE FIBRA ÓPTICA

5969

INFRAESTRUTURA LÓGICA PARA INSTALAÇÃO DE ATIVO DE REDE

5970

INFRAESTRUTURA LÓGICA PARA CÂMERA DE ELEVADORES

ESPECIFICAÇÕES DOS EQUIPAMENTOS DE ENERGIA

5967

NOBREAK 1200VA

5968

NOBREAK 3KVA

5984

RÉGUA DE TOMADAS ELÉTRICAS

ESPECIFICAÇÕES DOS EQUIPAMENTOS DE CONTROLE DE ACESSO

5948

SOFTWARE DE CONTROLE DE ACESSO

5989

CANCELA PARA CONTROLE DE ACESSO

5993

CATRACA DE ACESSO

5971

PLACA CONTROLADORA DE ACESSO

5982

LEITORA DE CARTÃO DE PROXIMIDADE

5973

BOTOEIRA PARA ABERTURA DE PORTA

5974

BOTÃO DE PÂNICO

5992

CRACHÁ

5999

ELETROÍMÃ PARA PORTA

ESPECIFICAÇÕES DOS EQUIPAMENTOS DE ALARME

5998

SIRENE C/ FIO

5976

SENSOR DE BARREIRA PEQUENO ALCANCE

5977

SENSOR DE BARREIRA MEDIO ALCANCE

5978

SENSOR DE BARREIRA LONGO ALCANCE

5979

SENSOR IVP

5251

CENTRAL DE ALARME

6001

INFRAESTRUTURA PARA INSTALAÇÃO DE SENSOR

ESPECIFICAÇÕES DE OUTROS EQUIPAMENTOS

5990

PORTAL DETECTOR DE METAL

5996

POSTE CONCRETO

5997

POSTE METÁLICO

5991

DETECTOR RAIO X

5975

PLACA CONTROLADORA PARA AUTOMAÇÃO

5980

MONITOR DE VÍDEO

6003

IMPRESSORA DE CRACHÁ

5995

TVS 65"

5981

SUPRIMENTOS PARA IMPRESSORA DE CRACHÁ

4751

MICROCOMPUTADOR

 

7 – MOTIVAÇÃO/JUSTIFICATIVA

A aquisição de uma solução de videomonitoramento inteligente integrada com um sistema de controle de acesso de pessoas e veículos é fundamental para que a UFJ possa oferecer ao patrimônio público, aos servidores, discentes, colaboradores e pessoas externas que fazem uso das dependências da universidade, as máximas condições possíveis de segurança. Contribuindo de forma rápida e efetiva para identificação de possíveis ocorrências e em futuras investigações internas e em cooperação com os órgãos de segurança pública.
Um sistema de videomonitoramento inteligente permitirá que as imagens das dependências da UFJ sejam capturadas de maneira adequada, processadas em tempo real, e alertas sejam emitidos às equipes de segurança sobre potenciais ocorrências no momento exato do acontecimento, para que esses possam atuar impedindo o avanço de qualquer tipo de dolo a pessoas e ao patrimônio.
Em conjunto com um sistema inteligente de videomonitoramento, um sistema de controle de acesso bem estruturado permitirá inclusive controlar e coibir o acontecimento de situações consideradas normais em ambientes não permitidos e/ou por pessoas não autorizadas.
O princípio da eficiência na administração pública também justifica a aquisição de uma Solução de Videomonitoramento, já que, através desta aquisição, será possível reduzir gastos com agentes de segurança dedicados ao monitoramento de imagens. Essa redução de gastos será gerada porque a Solução, objeto desta contratação, possui funcionalidades automatizadas que diminuem a quantidade necessária de operadores, bem como a possibilidade de análise de vídeo futura para perícia de eventuais ocorrências.
Para tanto, espera-se que a solução tenha monitoramento contínuo com reconhecimento facial, leitura de placas de veículos, entre outras funcionalidades.
 

 

8 – RESULTADOS A SEREM ALCANÇADOS COM A CONTRATAÇÃO

A solução para um Sistema de Videomonitoramento nas dependências da UFJ representará uma importante ferramenta para a segurança dos servidores, dos discentes e aos patrimônios da instituição, que, assim espera-se, no mínimo, não se limitando a tal:
a. Potencializar a vigilância das principais instalações e seus perímetros;
b. Salvaguardar o patrimônio da UFJ, visitantes, seus servidores, colaboradores e discentes;
c. Garantir a segurança, onde possa ter vulnerabilidades por falha humana;
d. Evitar vandalismos ao patrimônio da UFJ; e
e. Acompanhar, em tempo real, as imagens e acontecimentos, permitindo uma rápida atuação da segurança, no âmbito das instalações da UFJ.

 

9 – FONTE DE RECURSOS

Fonte 8100000000, PTRES 170646, PT 20RK (Funcionamento), Natureza de Despesa 449000 - Capital (Investimentos na modalidade de aplicações diretas).

 


 

PREENCHIMENTO PELA ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

10 – IDENTIFICAÇÃO E CIÊNCIA DO INTEGRANTE TÉCNICO

Nome: Cleiber Conceição de Lima

Matrícula/SIAPE: 1857658

Cargo: Técnico em Tecnologia da Informação

Lotação: SeTI

E-mail: cleiber@ufj.edu.br

Telefone: (64) 3606-8207

Por este instrumento declaro ter ciência das competências do INTEGRANTE TÉCNICO definidas na IN SGD/ME nº 1/2019, bem como da minha indicação para exercer esse papel na Equipe de Planejamento da Contratação.

 

 

 

______________________________

Cleiber Conceição de Lima

Assinado Digitalmente

 

De acordo:

 

_________________________________________

Daniel Silva Carvalho

Diretor da SeTI

Assinado Digitalmente

Matrícula/SIAPE: 2974166

 

Encaminhe-se à autoridade competente da Área Administrativa, que deverá:

  1. Decidir motivadamente sobre o prosseguimento da contratação;

  2. Indicar o Integrante Administrativo para composição da Equipe de Planejamento da Contratação, quando da continuidade da contratação. 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por CLEIBER CONCEICAO DE LIMA, Técnico de Tecnologia da Informação, em 12/08/2022, às 18:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por LEANDRO LEMES MORAES, Técnico de Tecnologia da Informação, em 12/08/2022, às 18:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por DANIEL SILVA CARVALHO, ANALISTA DE TEC DA INFORMACAO, em 12/08/2022, às 18:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no § 3º do art. 4º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufj.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0050772 e o código CRC 5F7A55DA.




Referência: Processo nº 23854.003375/2022-08 SEI nº 0050772